Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Mitologia Oriental: Ushi Oni

USHI ONI

うしおに。。O nome  Oni  é geralmente dado a uma variedade de monstros que se assemelham a bois. O termo foi utilizado em torno da era  Heian. Ele aparece em uma lista de contos com o título “Coisas com nomes aterradores.
Oni é relacionado a personagens de inúmeros contos e lendas japonesas. Uma criatura misteriosa e por muitas vezes representada com forma humana, mas com estatura muito maior e exibindo dois chifres na cabeça. Embora alguns o vejam como um guardião do inferno, ele é um pouco diferente do diabo ou demônio imaginado pelos ocidentais.
É dito que às vezes é a própria encarnação do mal, outras vezes chega a ser adorável. Ora é um monstro terrível a ser derrotado pelo herói, outra pode até salvar a vida de um ser humano mesmo sabendo que isto lhe custará a existência. As vezes se transfigura em uma mulher, geralmente para atrair um ser humano ingênuo com o intuito de devorar-lhe a sombra, e/ou simplesmente para aproximar-se, atraído por mera curiosidade. Ele figura até mesmo nos contos infantis japoneses, podendo ser comparado ao bicho-papão ocidental. Seu papel é causar medo nas crianças para que elas não se desviem do bom caminho. Portanto, o “ Oni ” simboliza quase tudo o que é misterioso ou estranho.
No Japão, o dia 3 de fevereiro é conhecido como  Setsubun , que significa “divisor de estação”. Ele marca a passagem do inverno para a primavera, segundo o antigo calendário japonês.
Na noite do  Setsubun , os japoneses costumam espalhar grãos de soja pela casa proferindo palavras como: “Oni wa soto, fuku wa uchi” (Para fora demônio, para dentro a boa sorte) e para espantar os maus espíritos e atrair a felicidade. Neste caso, o “Oni” representa também o espírito do frio e do inverno.

As descrições sobre Ushi-oni são diversas. Uns dizem que ele se assemelha a um boi com a cabeça de um ogro e nariz vermelho parecido com o do  Tengu. Contam às lendas que a noite, ele visita os celeiros onde os bois são alojados, lambe os corpos dos animais para depois lutar com eles. Raramente é notado, pois seus passos são silenciosos e seus chifres são moles como se fossem de borracha, que não fazem barulho quando atingem as paredes.
Algumas variedades de suas descrições e lendas:
O Ushi-oni é frequentemente encontrado no folclore japonês como uma criatura aquática que mora no mar ou em lagos das montanhas. As histórias sobre ele são contadas principalmente nas regiões de  Shikoku, Kinki  e  Chugoku . Este monstro é conhecido pelo seu temperamento feroz. Matá-lo ou cultivar algum ressentimento por ele, poderá levar a pessoa à morte e propagar maldições sobre a família do mesmo.
Muitas das lendas de Ushi-oni habitando em poços e cachoeiras, são provenientes da Província de  Kumano  (Atualmente distritos de  Nishimuro  e  Higashimuro). As massas de água são frequentemente chamadas de “Ushi-oni-fuchi” ou “Ushi-oni-taki”.
No Vale de  Mino  (箕尾谷), na Vila de  Oto  (大塔村), dizem que existe um Ushi-oni com a cabeça de um gato, corpo bovino de cor amarela com manchas pretas, e uma cauda de dez metros de comprimento. Dizem que se uma pessoa tiver a infelicidade de apenas olhar esse monstro, pode ficar doente e chegar até mesmo vir a falecer.
Em  Esumi  (江住), existe uma cachoeira que é conectada ao oceano. A lenda de Esumi conta que quando a água fica barrenta, aconselha-se a não ir ao lugar, o risco de esbarrar com a besta é dado como quase certo. Dizem que seus gritos podem ser ouvidos a noite em todos os dias 23 de cada mês.
Na província de  Hirose  (広瀬谷) na Cidade de  Susami  (すさみ町), há uma cachoeira chamada  Kotonotaki  (琴の滝). Dizem que a besta que habita o local, mata as pessoas devorando suas sombras. No entanto, o Ushi-oni ama bebida (uns dizem que gostam de sake e outros de pagu ardente), e oferecê-lo em sua homenagem nas noites de Ano Novo pode proteger uma pessoa de ter sua sombra devorada pela criatura.
A região de  Uwajima  na Prefeitura de  Ehime , é famosa por seu desfile de carros alegóricos esculpidos com cabeças de madeira. Existem várias lendas sobre o Ushi-oni. Uma delas alega que eles veneram uma criatura morta por um arqueiro da Província de  Iyo  (Antigo nome da Prefeitura de Ehime), e outra que foi inventada para assustar os “Tigres do Sul” durante a guerra  Imjin .A lenda de Oshi-Oni e Yamada Kurando Takakiyo, na gruta, no Templo da província de Negoro-ji.
Outra famosa lenda de Ushi-oni, é contada na província de  Negoro-ji  (根香寺), Cidade de  Takamatsu  (高松市), Prefeitura de  Kagawa . Esse Oshi-oni tem uma forma diferenciada das demais lendas. Sua forma é descrita como sendo bípede (anda somente sobre duas patas) e cabeça de boi com dentes enormese retorcidos para fora da boca. Dizem que ele tem uma membrana entre os pulsos e axililas, como um esquilo voador. A lenda conta que foi abatido perto de um templo a cerca de 400 anos atrás por  Yamada Kurando Takakiyo  (山田蔵人高清), um guerreiro especialista em arco e flecha. Depois que   Yamada  matou o monstro, tirou seus chifres e deu para o Templo  Negoro-ji , junto com uma imagem que ele pintou de si mesmo, aos quais ainda encontram-se até os dias de hoje entre os tesouros do Templo.Lendas de Ushi-oni tomando a forma de mulher:
Existem lendas sobre Ushi-oni que tomava a forma de mulheres jovens na Cidade de  Koza Nishimuro  (古座町).
Uma das lendas conta que um Ushi-oni apareceu em forma de uma bela jovem no Monte  Kasane  (重畳山), em resposta ao som da flauta de um jovem caçador. O pobre jovem entrou em pânico quando viu a verdadeira forma de Ushi-oni refletida em um córrego e atirou nela. No dia seguinte, a maldição dos Ushi-oni’s foi lançada! O jovem caçador enlouqueceu e nunca mais voltou ao normal.
Junto às costas do Norte  Kyushu  e  San’in  - regiões costeiras adjacentes ao mar do Japão -, acredita-se que os Oshi-oni’s habitam esse oceano. Dizem que sai do mar transfigurado em forma de uma mulher. Aparece com uma criança nos braços (outro Oshi-oni-criança) pressionando os transeuntes, implorando-lhes para levar a criança e dar-lhe algo para comer. Quando ingenuamente a pessoa vai carregando a criança, esta torna-se extremamente pesada como pedra – uma artimanha do Ushi-oni com o intuito de impedir os movimentos da infeliz pessoa, dando a Ushi-oni a oportunidade para atacar.
Ushi-oni mostra um raro lado bom:
Na província de  Miogawa  (三尾川谷), um jovem chamado  Matanosuke Ueda  (上田又之助), compartilhou seu almoço com uma moça que apareceu do nada exigindo que ele dividisse sua comida. Prontamente o rapaz lhe obedeceu, saciando a fome da moça que lhe gradeceu, sumindo tão rápido como lhe surgiu. Mais tarde,  Matanosuke  estava sendo tragado por uma inundação devastadora e preste a morrer, Ushi-oni-moça apareceu e tomou a sua forma verdadeira, a fim de resgatá-lo. Em seguida, ela revelou que não podia continuar a viver por ajudar um ser humano. Logo após essa declaração, ela dissolveu em uma poça de sangue e desapareceu no rio. Devido a esse ato raro de bondade, o povo da província de  Miogawa , acreditam que essa Ushi-oni era realmente fêmea e mantinha sentimentos amorosos pelo rapaz.

Existem mais variedades em suas retratações e lendas. Até mesmo um corpo de aranha é comumente descrito na forma desse monstro. Tais variedades de lendas e, em diversas Províncias e Cidades, fazem do Ushi-oni uma das lendas mais populares do Japão.

Um comentário: