Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Mitologia Grega: Amazonas

AS AMAZONAS

As Amazonas era um povo formado apenas por mulheres. Como até bem pouco tempo atrás, na Grécia antiga mulheres não tinham muitos direitos, e se não casassem e tivessem filhos, não tinham utilidade para a sociedade. A única opção era ser esposa e mãe.
As amazonas eram mulheres que repudiavam este destino. Não queriam ser submissas aos homens, e acreditavam que a única maneira de serem livres era nunca se casando. Assim, formaram uma república feminina, que dizem ter sido situada  inicialmente no Cáucaso e depois na Capadócia, às margens do rio Termodonte.
Nessa nação feminina, faziam de tudo , como nós mulheres fazemos no dia de hoje. Trabalhavam cuidando das diversas atividades da sociedade delas, e tinham uma nação próspera. Caçavam também e eram guerreiras exímias, pra homem nenhum botar defeito.
Cultuavam, principalmente a deusa da caça e da lua, Ártemis, que era livre, independente, e verdadeira inspiração para elas.
Essa mulheres não tinham contatos com homens, a não ser 1 vez por ano, quando se dirigiam ao território vizinho, com a finalidade de ter filhos e dar continuidade ao seu povo de guerreiras. Assim, caso tivessem filhos meninos, enviavam a criança de volta à cidade do pai, para que o menino fosse criado por ele. Apenas meninas ficavam com as mães, que eram educadas para serem como elas, livres, donas de sua própria vontade e guerreiras.
As amazonas eram lideradas por suas rainhas, e entre as mais conhecidas está  Pentesileia, que teria participado da Guerra de Tróia. Nesta guerra, as amazonas se colocaram do lado dos troianos aliando-se a Príamo. Durante uma batalha, Pentesiléia,  travou uma luta corpo a corpo com Aquiles. A luta foi difícil e muito equilibrada entre os dois. Porém foi a rainha amazona quem tombou ao chão. Conta-se que o herói, diante de tamanha bravura, apaixonou-se pela moribunda, que há até muito pouco tempo era sua grande inimiga.
Outra rainha bastante conhecida foi Hipólita, irmã de Pentesiléia, e seu cinturão mágico foi o objeto de um dos doze trabalhos de Hércules. Saqueadoras amazonas eram  frequentemente ilustradas em batalhas contra guerreiros gregos na arte grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário