Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Menu Mitologia - Os Principais Deuses Maias

OS PRINCIPAIS DEUSES MAIAS

Como no início só haviam os deuses, eles sentiram a necessidade de criar uma raça que os adorasse, pois assim teriam companhia, pois já tinham os animais da floresta, porém esses não conversavam pois não tinham voz!!!
Com isso, os deuses criaram o primeiro homem, que o moldaram em lama, porém ele se dissolveu!!! Depois disso, eles fizeram um homem de madeira, mas como esse ser não possuía alma, os deuses se enfureceram e destruíram o mundo com uma tempestade de chuva e fogo!!!
Fizeram depois, uma derradeira tentativa para criar o homem, fizeram as pessoas com farinha de milho, e essa idéia deu certo, e com isso, os Maias passaram a crer que a matéria-prima de sua criação é o milho, daí sua verdadeira adoração e respeito por esse vegetal, que davam mais valor a ele do que ao ouro!!!

ITZAMNA
Esse era o deus dos Céus, do Dia e da Noite, e ajudava a humanidade com seus poderes curativos!!! Segundo os Maias, a escrita, o calendário e os rituais religiosos são de autoria dele!!! Era a sabedoria em si, embora que suas feições, segundo eles, eram de um velho índio, totalmente sem dentes e com o nariz torto, mas tinha um grande status!!!






IXCHEL
Essa era a esposa de Itzamna, era bem idosa, mas tinha grande poder!!! era a deusa do parto, da gravidez e da fertilidade, sendo também protetora das tecelãs e previa o futuro!!! Mas ela também tinha seu lado negro, pois tinha serpentes no lugar dos cabelos, e quando se mostrava agitada, nervosa ou insatisfeita, elas se agitavam loucamente, e aí não era um bom sinal!!!





TOHIL
Esse é o deus do fogo e do sacrifício( daí a predileção deles por sacrificar prisioneiros, arrancando o coração deles ainda com vida)!!! Segundo o mito da criação Maia, a primeira geração de humanos (os de madeira) encontrou seu fim abaixo de muito fogo, e na segunda geração( os de milho), eles encontraram esse deus passeando aqui na terra, especificamente em um local que eles chamavam de 7 cavernas!!!






CHAC
Deus da chuva, era um guerreiro que estava sempre derramando muitas lágrimas, e como essas caíam na terra, automaticamente ajudava nas plantações, e com isso, Chac se tornou também deus da agricultura!!! Ele era adorado como se fosse quatro diferentes entidades em uma só, e cada uma delas representa um dos pontos cardeais!!!





PAUAHTUN
Deus dos céus, que sustentava o firmamento em suas costas!!! tinha uma função bem importante, mas tinha também a fama de ser beberrão e muito instável, por isso era ligado aos vendavais e aos trovões!!! Era sempre retratado pelos Maias com uma concha ou com um casco de tartaruga, pois segundo a crença deles, o firmamento tinha a forma côncava, em forma de concha!!!


KINICH-AHAU
esse era um dos deuses do sol, que assumia muitas formas diferentes!!! Durante o dia, ele era um pássaro de fogo, mas quando a noite caía, ele circulava pelo submundo dos mortos (Xibalba) na forma de um jaguar enorme!!! Cabe ressaltar que o jaguar era um animal temido e ao mesmo tempo adorado pelo povo Maia, e Kinich-Ahau era um dos governantes do submundo Xibalba!!!






VUCUB CAQUIX
Esse é um dos deuses-demônios do submundo de Xibalba, e tinha a forrma de um pássaro monstruoso!!! Era muito arrogante, pois se considerava o máximo entre os deuses, ou seja, ele se achava o Sol, a Lua e a Luz, e vivia competindo com os deuses "do bem" pelo lugar de líder de todo o panteão, o que lhe custou sua derrota pelos heróis gêmeos Hunahpu e Xbalanque!!!




HUN HUNAHPU
Nasceu humano, mas graças à intervenção dos deuses, acabou por se tornar uma divindade!!! Ele e seu irmão, Vucub Hunahpu foram desafiados para um jogo de bola no submundo, mas assim que chegaram, foram assassinados, mas foram vingados mais tarde por seus filhos gêmeos!!!




HUN BATZ E HUN CHOUEN
Eram humanos e foram transformados em deuses, e eram associados aos artistas, e eram os filhos mais velhos de Hun Hunahpu!!! Como eram artistas, dependiam de seus outros irmãos mais novos, os gêmeos, para caçar, mas como os gêmeos não gostavam nada disso, prenderam-nos em uma árvore mágica, e essa os transformou em macacos para que pudesses descer!!!



HUNAHPU E XBALANQUE
Os "Heróis Gêmeos", tinham origem humana, mas se tornaram deuses depois!!! Com a morte do pai, desceram ao reino dos mortos para o "Jogo de Volta", a mesma partida de bola que seu pai e seu tio foram jogar e foram mortos!!! Após a partida, ambos cortaram-se em pedaços e se formaram novamente, e os deuses quiseram invejá-los, fazendo o mesmo, e após despedaçarem-se, os gêmeos não os montaram de volta, vingando seu pai e seu tio!!!







AH PUCH
Esse era o deus da morte, e era inconfundível, pois tinha os ossos expostos, como uma caveira!!! Segundo o POPOL VUH (escrituras sagradas dos maias), ele tinha seus símbolos típicos, como um crânio e a cabeça de um morto, e rondava as casas que tinham doentes, para capturar a alma deles quando desencarnavam!!!
O legal é que eles tinham muito mais deuses, mas existia também um Deus principal, de onde derivava toda a criação, assim, mesmo sendo considerada uma religião politeísta, tinha no Criador, sua matriz, sendo assim panteístas também.
Outro lance que já pesquisei é sobre os sacrifícios, que só começaram a ser feitos uns 3 séculos antes da chegada dos espanhóis, e que era uma deturpação dos cultos originais, pois nesse tempo as cidades já tinham muita prosperidade, eram grandes centros, os reis de cada cidade eram muito poderosos e nos jogos de ego começaram a competir entre si, e fatalmente, o mal se apresentou na forma de 'adivinhos', 'curandeiros do mal', e começou a se ramificar e se deturpar toda a crença maia que era única, como se houvesse tido outras religiões. Algo como acontece no cristianismo hoje (temos os católicos, evangélicos, testemunha de jeová) só que em menor escala.
Pode ser que muita gente dicorde, até porque o conteúdo sobre a religião maia é escasso e trabalha-se quase que unicamente com suposições, 'traduzidas' dos hieróglifos encontrados nos grandes templos.
Como toda história de povos antigos, é fantástica... a ponta do novelo, mas a pontinha mesmo, é "O Livro dos Mortos dos Maias".
No filme do Mel Gibson (Apocalipto) se passa na época da chegada dos espanhóis, inclusive passa um ritual de sacrfício, mas no final eles mesmos foram sacrificados...  

XIBALBA
Para finalizar, na mitologia Maia, os mortos iam para o reino subterrâneo de Xibalba, o "local do medo", e seus pontos de entrada eram os cenotes, as cavernas e os lagos subterrâneos!!! Dentro do Xibalba existiam paraísos, mas o que marcava esse local eram dez deuses demônios, que eram associados ao sofrimento da espécie humana, e não havia julgamento da alma do morto, mas sim uma série de testes e provações, que tinham dsde rios de sangue a até animais como leopardos e morcegos, incluindo fogo e frio no pacote, para finalmente alcançar um dos paraísos!!!

No  topo de cada pirâmide tinha um pequeno templo, frequentado pelo rei, pela família real e pelos altos sacerdotes!!! Essas pirâmides eram um prodígio da arquitetura, pois só quem dominava muito conhecimento em matemática e arquitetura poderia fazer algo semelhante, e existem muitas pirâmides desse tipo, que se localizam desde o México, Guatemala e até Honduras, dando a idéia da dimensão que esse povo notável dominava, e muitas delas foram sequer estudadas, pois são tantas que tem muitas delas quer nem foram catalogadas pelos arqueólogos!!!
No templo, que eram bem escuros, os reis praticavam rituais de sangria em homenagem aos deuses, onde faziam furos em si mesmos, em várias partes do corpo!!! 
O material usado para construir as pirâmides era geralmente de pedra calcária, pois era abundante na região, usando uma argamassa com o próprio calcário e água, e então eram assentadas, e era uma prática bem comum de os Maias destruírem as pirâmides para erguer uma nova no mesmo local, ou erguer uma sobre a outra!!!
A maioria delas era usada como uma tumba para os reis, onde eles eram sepultados com todos os seus pertences, e muitas vezes, eram sacrificados pessoas e animais para que fizessem companhia para o rei em sua jornada eterna!!!
Uma das pirâmides mais famosas, a de El Castillo, no méxico, foi construída em exatos 45° de inclinação, com os lados perfeitamente voltados para os pontos cardeais, e como cada uma de suas escadarias tem exatos 91 degraus, contando com o último da plataforma superior, fecha 365, que é o mesmo do calendário solar!!!
Os Maias tiveram seu auge entre os séculos 3 e 10, e foram dizimados pelos espanhóis no século 16, e existem muitas cidades ainda para serem descobertas, pois a vegetação ainda oculta muitas obras desse povo, que ficaram perdidas com o passar dos tempos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário