Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Menu Artigos: Os Desauridos - RPG Mago - WOD

DESAURIDOS - A Loucura Dinâmica

"O show mais estranho que conheço 
É o meu próprio show
Vivendo minha vida dentro e fora
Da zona do Crepúsculo
- Red Hot Chili Peppers," "Nobody Weird Like Me"

Os Desauridos são totalmente insanos. De todas as facções em guerra na Tellurian, eles são os menos compreendidos, e talvez os mais temidos. Não importa quais ressentimentos existam entre os Constructos e a Tradição, cabala e Capela ou Adormecido e Desperto, todos são igualmente devastados pelo caos e destruição deixados pelos Desauridos no seu caminho de guerra. Até os Nefandi irão mudar o curso de sua batalha para enfrentar a ameaça comum; uma realidade fragmentada pelo Paradoxo é um prêmio menos interessante. 
Caos e dinamismo encarnados estão manifestados nos Desauridos. Alguns magos simplesmente "passam dos limites", mergulhando em uma loucura mágica quando se dão conta de sua consciência mística. Guiados por pensamentos fragmentados que somente eles próprios conseguem entender, os Desauridos agem sem uma coesão ou plano, cada um deles simplesmente torce o mundo em um design maluco.

Classificações

Apesar de todas as diferenças, as classificações da Ordem de Hermes e da Nova Ordem Mundial são muito semelhantes entre si. Quando estudando Desauridos, ambos os grupos tentam classificá-los dentro de uma série de grupos, cada grupo mais específico e preciso que o anterior, até finalmente o Desaurido ser classificado adequadamente. A classificação a seguir é a terminologia da Nova Ordem Mundial, aceita até mesmo entre algumas Casas Herméticas e entre os Adeptos da Virtualidade. Acredita-se que os Nefandi usem alguma outra forma de classificação baseada somente na quantidade e força da loucura presente em cada Desaurido.
A maioria dos investigadores começam da forma mais ampla possível, e então cria diversas classificações específicas e vai se tornando mais preciso. A primeira classificação é quando a "loucura" do Desaurido se manifestou (normalmente determinado por Mágikas de Mente e Tempo), seguida de como ou por que o Desaurido foi criado, e então a que facção o Desaurido apóia. Logo depois, o Desaurido é determinado como sendo indivíduo solitário ou membro de uma cabala; os Desauridos são então analisados para se descobrir o que eles fazem para conseguir evitar o Paradoxo. Finalmente, o investigador vai, se possível, tentar determinar a extensão das habilidades mágikas e conhecimento do Desaurido, como também a "potência" de sua loucura.

Tempo de Despertar

O efeito que destrói a mente e cria um Desaurido pode acontecer a qualquer hora, antes ou depois do Despertar. Milhares e milhares de indivíduos loucos vagam pelas ruas, vivendo em instituições de recuperação mental, ou tentam levar uma vida no mundo são, que nunca percebe seu potencial mágiko. Porém, entre estas hordas, estão vários que Despertaram e descobriram um pouco mais de verdade por detrás da realidade sem perceber ou entender o que lhes fez assim. Estes "Desauridos pré-despertos" normalmente não usam nenhuma forma de mágika, ou até mesmo sabem que eles podem mudar realidade, ao invés disso a sua mera presença e estados emocionais tendem a manifestar-se nos ambientes onde estejam que mudam conforme o seu humor e ou pensamentos.

Desauridos "pós-despertos" são magos que já foram magos normais e que, por qualquer uma de numerosas razões, se tornou um Desaurido. Toda Tradição, Convenção, Facção, e Capela é vulnerável. Nenhum mago está verdadeiramente seguro. Estes Desauridos tendem a saber que eles são artífices da vontade, e muitos estão cientes das forças que a loucura lhes dá. Porém, é esta mesma força que também os atrapalha. Eles percebem coisas que não existem, perdem a habilidade de comunicar-se com outros, e apresentam muitas outras deficiências. Eventualmente, o mago se torna um grande problema para a capela que o abriga, mas é freqüentemente tão poderoso que ninguém ousa correr risco de removê-lo (Algumas fontes se perguntam se Porthos de Doissetep, seria páreo contra um verdadeiro Desaurido).

Algum Herméticos acreditam que um novo Desaurido é criado durante flutuações temporais estranhas, criadas como conseqüência das artes dos Desauridos. A maioria dos outros investigadores que também estudaram esta idéia a descartam, como sendo um engano possivelmente fatal.

Causas de Estado de Desaurido 

As forças que causam a criação de um Desaurido são talvez infinitas. A tortura brutal que cria pesadelos em um mago pode forçar qualquer um a ficar louco. O Silêncio que conduz um mago a mais alta sabedoria, força outro a cair no abismo da loucura mais profunda. Alguns Investigadores descobriram numerosas razões, mas são forçados a reconhecer que existem muitas mais. Em muitos casos, a causa para um estado Desaurido parece indefinida, mas com o tempo normalmente ela pode ser definida e explicada.

A causa mais compreendida é o Silêncio, e até mesmo suas relações com a criação de Desauridos. Os Investigadores acreditam que outra razão para a criação de um Desaurido seja a exposição a uma "força" externa como um sondar mental de um Incarna ou Lorde Umbrático. Outros são criados a partir de um Distúrbio/Desvio Psicológico não induzido por Silêncio (P.D.); o número de causas para P.D.s é tão numeroso quanto estes distúrbios psicológicos entre Adormecidos.

Esses Desauridos criados pelo Silêncio são distintos devido à sua percepção alterada da realidade (diferindo inteiramente de magos normais que entraram em Silêncio). Eles percebem coisas que verdadeiramente não existem, enquanto são impossibilitados de experimentar outras que existem. Embora sejam descritos seus detalhes em outro lugar (veja o Book of Madness), também foi recentemente determinado que a medida que um Desaurido por Silêncio alcança mais entendimento de seu poder mágiko, ele deforma a realidade ao seu redor para conformá-la às ilusões que tem baseadas em seu Silêncio. Por incrível que pareça, quase todos os Desauridos por Silêncio parecem sofrer de várias Ilusões; até hoje não existe nenhum registro deste tipo de Desaurido que venham a sofrer de Esquizofrenia, Parafilias, etc.

Ocasionalmente, um mago tenta entender entidades (ou conceitos) além da sua habilidade de compreender ou aceitar. Mas uma vez que o mago começa a sua tentativa, ele não pode parar, e quando ele entende "finalmente", seu próprio intelecto uma vez humano é quebrado e remontado junto a um modo inumano. Mais freqüentemente porém, um ser de imenso poder ( um Incarna ou Lorde Umbrático) tentará dominar ou alterar um mago à sua vontade, destruindo o mago e criando um Desaurido Exposto. A característica mais dominante deles é um tipo de obsessão com a "força" que os criou. Alguns buscam ajudar a força, enquanto outros buscam controlá-la ou destruí-la. Também algo normalmente presente é algum tipo de marca "física", uma marca que indique a presença da "força".

Na presença do Desaurido Exposto, a realidade se alterada drasticamente refletindo a "força" que o mudou. Acredita-se que é esta mesma força que dá para este Desaurido a imunidade ao Paradoxo e também é a fonte para os seus grandes poderes de alteração.

Tanto os adormecidos quanto os magos podem sofrer de P.D.S. Esquizofrenia, maníaco-depressivo, múltiplas-personalidades desordenadas, e muitas mais existem entre loucos e Loucos. Entretanto, nem todos os magos loucos são Desauridos. Desauridos por P.D.s são normalmente facilmente distinguíveis pela sua loucura manifestada para todos à sua volta . As alucinações de esquizofrenia se tornam freqüentemente reais, personalidades anti-sociais exibem alterações estremas nos seus corpos (como músculos enormes, presas, e garras). Acredita-se que a mesma força que permite para este Desaurido alterar a realidade para conformá-la às sua psicoses também é a fonte para a sua imunidade Paradoxo. Acredita-se que Desauridos por P.D.s são uma variação do Desaurido Exposto (e/ou vice-versa), conduzindo a intensos debates sobre exatamente que força é essa que pode perturbar Adormecidos e o Magos de forma igual.

Um fato que tem deixado muitos (especialmente a Nova Ordem Mundial) nervosos são as alterações físicas experimentadas por alguns Adormecidos com Desordem de Múltipla Personalidade; alguns destes indivíduos exibem mudanças fisiológicas baseadas em qual personalidade(ou alteração) é dominante na ocasião dominante. A Nova Ordem Mundial Nova espera corrigir esta "falha" logo na Tellurian (sem danificar qualquer fator do paradigma tecnocrata).

Facções (sim elas existem!)

Apesar de suas origens na Wyld (e a convicção de muitos magos), nem todos os "Loucos" buscam avançar a causa da Wyld. Foram encontrados Desauridos apoiando todas as facções e todas as causas.

Entre os Nefandi existem os Outsider e os K'llasshaa, que representam os Desauridos entre os Nefandi. Enquanto os Outsiders são tipicamente Desauridos que sofrem de P.D.s ou Silêncio, os K'llasshaa são sempre membros dos Expostos. Ambas as facções dizem que servem a Aeons demoníacos ou à Incarnas que servem a Wyrm, mas os K'llasshaa se orgulham de serem "os Escolhidos", e carregam consigo a marca do orgulho. Ambos os grupos tendem a atacar até mesmo os Nefandi que compartilham de suas mesmas crenças, em parte para vingar-se de terem sido seqüestrados por pesquisadores Nefandi. A imunidade ao Paradoxo dos Outsiders e dos K'llasshaa, se deve parcialmente ao fato deles verem os outros Nefandi como sacrifícios excelentes para os seus Aeons sombrios. Mas até mesmo os K'llasshaa e os Outsiders lutam entre si para mostrar a sua lealdade ao seu próprio Aeon/Incarna Sombrio.

As Tradições também têm os seus Desauridos: entre os "Órfãos", existem muitos Desauridos. Estes Desauridos e as Tradições vêem um ao outro como aliados devido aos seus inimigos em comum (a Tecnocracia e os Nefandi). Porém, os Desauridos sabem (pelo menos em um nível subconsciente) que indiferente de QUAL facção ganhar a Guerra da Ascensão, a Weaver ainda triunfará. É esta a teoria que é usada para explicar por que os Desauridos se tornaram aliados das tradições. Uma vez que os magos das Tradições e os Desauridos derrotem os seus inimigos , os Loucos, se tornarão seus Aliados para proteger a Wyld. Só a Ordem de Hermes e alguns magos individuais apóiam esta teoria, todos os outros investigadores vêem isto como fantasias iludidas de poderes cósmicos. A Nova Ordem Mundial vê isto como loucura, pura e simples, e qualquer conversa de "proteger o equilíbrio da Tríade" ou "a Wyld" é pura fantasia.

Um fato que poucos sabem, e até menos admitem, é que os Desauridos são ativos na Tecnocracia. Não somente espiões e sabotadores que buscam subverter o tecnomagos, mas também membros completamente encorajadores. Eles vem de todos os tipos. Magos do sindicato que acreditam que a moeda corrente é a mesma desde a idade romana. Progenitores que tentam estender as sua percepções para que compreendam toda forma de vida e se tornar... algo mais. É claro que, poucos destes Desauridos se esforçam para avançar o ideal Tecnocrata de Ascensão. Muitos ridicularizam a idéia de magos da Wyld que servem a Weaver, mas então como se explica tal aleatoriedade e mudança. O procedimento comum para magos tecnocratas é tentar isolar e estudar (ou neutralizar) esses Desauridos que reivindicam servir a Weaver, e cuidadosamente monitorar os Tecnocratas que agem de "modo estranho" e mantê-los se o trabalho desenvolvido por eles for essencial ou estudá-los/neutralizá-los se não for.

Solitários e Grupos 

A grande maioria dos Desauridos age sozinho. Psicopatas anti-sociais que buscam destruir os seus companheiros, Desauridos que sofrem de desordens incertas, tentam atrair o amor dos seus companheiros quebrando os seus pulsos, e assim por diante.

E até mesmo quando formam grupos, eles tendem a se destruir porque cada membro se recusa a aceitar e apoiar as psicoses de seus aliados (" isso não é um dragão de sorvete! É um enorme cú voador cagando uma palavra de amor para nós todos "). Ocasionalmente um Louco se agrupará, mas tais uniões tendem a ser frágeis e passageiras na melhor das hipóteses. Porém, sempre que os Desauridos se unem, os investigadores se apressam em determinar por que motivo ou meta especial esta Cabala de Desauridos se formou.

Os Açougueiros da Rua Irregular (Book of Madness novamente) trabalham juntos porque as suas ilusões são (na maior parte) compatíveis, e este tende a ser o único fator que une um grupo de Desauridos. Um grupo estranho de ciclistas Umbráticos e um trio de Louco no México também são conhecidos entre os Estudos da NOM. O estado atual de tais grupos é desconhecido. Porém, as maiores ameaças vêm dos K'llasshaa e grupos semelhantes que se unem sob uma causa comum que ameaça causar destruição à Gaia.

Imunidade ao Paradoxo

Os Investigadores estudam os Desauridos intensamente para determinar a natureza da sua imunidade ao paradoxo logo após deixar de estudar qualquer outro fator. Assim, eles teorizaram que a imunidade dos Loucos está diretamente ligada ao seu estado alterado. Os Desauridos por Silêncio utilizam-se de seus Silêncios, quanto mais forte o Silêncio maior imunidade ao Paradoxo. Os Desauridos Expostos parece derivar sua imunidade da sua fusão com seres e conceitos mais elevados. Dos três Grupos de Desauridos principais, o P.D.s é o menos compreendido. Acredita-se que a sua imunidade origina-se de alguma conexão primitiva com a Wyld, que todo Desaurido deve ter.

Conhecimento e Mágika 

A próxima coisa que os Investigadores tentam entender é como e por que um Desaurido vê o universo, e como isso afeta o funcionamento de sua mágika. O que faz um Desaurido "saber" que os carros estão se comunicando de fato em mensagens secretas, e que tipo de mensagens e informação um Desaurido (no que diz respeito ao assunto) aprende ao ver uma procissão de automóveis? É a presença do Desaurido que faz os carros conterem mensagens secretas, ou é realmente algum tipo de poder que faz com que eles comuniquem-se por meio destas mensagens? Tentar entender tal fatores levaram muitos destes investigadores às profundezas da loucura que eles tentavam estudar.

Intensidade da Loucura 


A natureza e profundidade de uma loucura de Desaurido é o último fator à ser estudado. É o Louco que sofre de alucinações incessantes e está impossibilitado de falar coerentemente, ou ele realmente está vendo um elefante rosa? A natureza da causa da loucura faz um Desaurido se tornar violento? Auto-destrutivo? Arder com o calor do sol? Estes fatores são estudados no começo, e ao longo do processo inteiro de pesquisa, mas nesta fase final os investigadores tentam categorizar e quantificar a própria loucura. Também é nesta fase que a NOM tentará "corrigir" o estado de loucura "Desaurida" usando o conhecimento que ganhou de Adormecidos loucos e (quando acreditam ser necessário e seguro às metas da Tecnocracia) alterando o próprio paradigma estático (como comprovado pelo DSM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário