Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Menu Artigos: Demolay e a magia Cerimonial

DEMOLAY E A MAGIA CERIMONIAL

“Magia é a Ciência e a Arte de causar mudanças de acordo com a Vontade” – Tio Crowley.
Para começar nosso primeiro estudo com Chave de Ouro, nada melhor do que citar nosso Tio e Irmão Maçom Aleister Crowley.
Na Ordem DeMolay nós praticamos um sistema de magia que pode ser definida como Magia Cerimonial. Magia pois nós utilizamos da nossa Vontade para realizar mudanças, Cerimonial pois seu desenvolvimento acontece através de um Ritual com movimentos, falas e utilização de objetos ritualísticos para sua realização, uma cerimônia.
Vamos dissecar esses conceitos para entender sua relação com a Ordem e como sua pratica pode nos trazer grandes benefícios, e seu entendimento muitas explicações ritualísticas.

MAGIA

Primeiramente devemos esclarecer que Magia e Mágica são coisas diferentes. Mágica está ligada a ilusionismo e truques para diversão e entretenimento. Magia, como vamos tratá-la aqui, lida com as potencialidades da mente. Um truque de cartas ou de ter o corpo cortado ao meio é mágica, o ato de adquirir uma virtude e se livrar de um vício é Magia.
Porém a Magia não lida somente com o transformação psicológica, mas sim com o psiquismo mais abrangente. O que precisamos entender é que a execução de algum ato mágico acontece através da atitude mental, ou seja da intenção e da Vontade.
“Psiquismo” pois lida com a alma (mente) e também o espirito, com as energias existentes no Universo, e não só aquelas que são visíveis e mecânicas. Segundo o esoterismo ocidental, existem cinco elementos que compõe todas as coisas existentes: Terra, Ar, Água, Fogo, e o Éter que a tudo permeia.
Cada um desse elementos contêm símbolos e lugares na Natureza que são seus “pontos de força”, e da mesma forma cada um deles tem uma correspondência psíquica. Através de milênios de prática e observações, o esoterismo ocidental sintetizou muito bem as correspondências que existem entre a natureza, o corpo e mente do homem.
Podemos colocar essas forças em movimento através da nossa Vontade pelos símbolos, que são o vocabulário do inconsciente, de palavras ou mantras, e através dos próprios elementos. E com a movimentação dessa energia, a intensificamos e ocorre o resultado que lhe foi atribuída. Por exemplo, podemos acender uma vela e consagrar sua chama a uma virtude, dessa maneira estamos utilizando a força do elemento fogo, queimando em uma vela vermelha, juntamente com a virtude a ela atribuída de maneira mental e verbal – Vontade e verbo.
A Magia na Ordem DeMolay é a transformação interna através da força da Vontade. Nós acessamos certas energias que correspondem a intensificação de virtudes e de princípios através dos Rituais e dos seus símbolos.

MAGIA CERIMONIAL

A Magia praticada dentro da Ordem DeMolay é a Magia Cerimonial. É um sistema Magia que seguem algum tipo de Ritual, e dentro desse ritual existem um conjunto de regras que definem os paramentos a serem trajados, os objetos a serem utilizados, movimentos a serem realizados, palavras e determinações a serem didas. Ou seja, o Ritual é realizado através de uma cerimônia.
Como dito antes, a Magia lida com movimento, intensificação ou restrição de algum tipo de energia. A principal chave para se manifestar uma energia é a mente, isso é a disposição em realizar um ato.
Mas como realizar o movimento de uma energia?
A postura corporal e o verbo são importantes pontos na realização da Magia, sejam elas gestos ou sinais feitos com as mãos, ou andar de uma posição à outra. O corpo reflete a intenção que está em nossa mente. Exemplos básicos em um ritual são o ajoelhar e abaixar a cabeça em símbolo de respeito e humildade, ou erguê-la olhando ao infinito em símbolo de admiração, numa oração. Nesse ato a pessoa está numa posição para entrar em harmonia com a energia que irá invocar ou evocar através da oração.
As posições corporais representam diversos símbolos, e aqui podemos dizer que simbolizam a humildade ou súplica com as mãos em pedido de algo. A oração é o verbo dito ou mentalizado, é a ação determinada por nossa Vontade. É esse trabalho da mente que faz a Magia acontecer. Exatamente como realizamos nas orações ritualísticas.
Atitude corporal e o verbo trazem o que está no mundo mental para mais próximo de nós, tornando a Magia mais real e mais eficaz.
Magia Cerimonial é operada através dos rituais com seus diversos elementos, roupas, velas, a estrutura da Sala, movimentos dos Oficiais, falas ditas, as ações executadas.

Texto original: DeMolay e Magia Cerimonial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário