Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 26 de março de 2015

Menu Mitologia Grega: Dédalo

DÉDALO

Dédalo (em grego: Δαίδαλος, transl. Daídalos; em latim: Daedalos; em etrusco: Taitale) é uma personagem da mitologia grega, natural de Atenas e descendente de Erecteu. Notável arquitecto e inventor, cuja obra mais famosa é o labirinto que construiu para o rei Minos, de Creta, aprisionar o Minotauro , monstro filho de sua mulher. Dédalo nasceu em Atenas, sendo filho de Metion, filho de Eupalamus, filho de Erecteu.4 Ele tinha um sobrinho chamado Perdiz, filho de sua irmã, e um filho chamado Ícaro. Em seus primeiros anos a vida do arquitecto Dédalo foi um ato de descobrimento dos materiais, formas, volume e do próprio espaço. Certa vez, Dédalo estava ensinando tudo o que sabia para seu sobrinho Talos. Talos então inventa a roda do oleiro e o serrote de ferro. Dédalo, com inveja, assassina-o, é descoberto e condenado, e foge para Creta. Em Creta, Dédalo se torna amigo do rei Minos, mas ajuda Pasífae a se disfarçar de vaca para ser possuída pelo touro de Posidão. Desta relação nasce o Minotauro. Dédalo, em seguida, constroi o labirinto de Creta, para conter o minotauro.
Dédalo tinha um filho, Ícaro. Quando Minos descobriu que Dédalo tinha feito a vaca para Pasífae, este fugiu de Creta, com a ajuda de Pasífae. Ícaro fugiu com Dédalo, mas morreu em um acidente naval na ilha que passou a se chamar Icária. Dédalo se refugia na Sicília, na corte do rei Cócalo.
Diodoro apresenta a versão alternativa de que Dédalo fugiu de Creta voando: com seu engenho inigualável, constrói para si e para o filho dois pares de asas de penas, ligadas com cera, para fugirem. Ícaro, deslumbrado com a beleza do firmamento, sobe demasiado e o Sol derrete a cera de suas asas, precipitando-o nas águas do mar Egeu, enquanto Dédalo consegue chegar à Sicília. Diodoro Sículo comenta que ele não acredita muito nesta versão, mas não poderia deixar de mencionar este mito. Dédalo passou um bom tempo trabalhando para o rei Cócalo, construindo várias maravilhas.
Minos, porém, quando soube que Dédalo tinha se refugiado na Sicília, e sendo o senhor dos mares, resolveu fazer uma campanha contra a ilha. Desembarcando com uma grande força na ilha, no local chamado a partir de então de Minoa, Minos demandou de Cócalo que entregasse Dédalo para ele ser punido. Cócalo, porém, trouxe Minos como convidado ao seu palácio, e assassinou Minos durante o banho, fervendo-o em água quente. Cócalo devolveu o corpo de Minos aos cretenses, dizendo que ele tinha se afogado no banho; os cretenses o enterraram na Sicília, no lugar onde mais tarde foi fundada a cidade de Acragas (atual Agrigento), e lá ficaram até que Terone, tirano de Acragas, devolveu seus ossos para os cretenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário