Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Menu Mitos e Lendas: Mordred

MORDRED

Mordred (Galês: Medraut) é uma figura lendária da Bretanha que ficou conhecida por sua traição ao lutar contra o Rei Artur na Batalha de Camlann, onde ele foi morto e Artur fatalmente ferido. Seu nome significa "mau conselho".

As lendas são contraditórias quando o assunto é seu relacionamento com Artur, mas várias retratam Artur como sendo tio ou pai de Mordred. Mais precisamente, existem três versões diferentes sobre o parentesco:

• A primeira relata que ele era filho de Lot Luwddoc e sua esposa Ann-Morgause, uma tia por parte da mãe de Artur.
• Uma segunda relata que ele era filho de Artur e Ann-Morgause, adotado e criado por Lot.
• Uma terceira relata que ele era filho de Artur e Morgana, meia-irmã materna de Artur. Morgana ainda era solteira e por isso o entregou para Ann-Morgause e Lot para que fosse adotado e criado como filho próprio deles.

A menção mais antiga sobre Mordred está no Annales Cambriae, uma crônica que faz parte da Historia Britonum. Mordred é mencionado novamente na tradição galesa nas Tríades Galesas: em uma tríade, baseada na obra Historia Regum Britanniae de Geoffrey de Monmouth, narra a história de sua traição para com Artur. Em outra, ele é descrito como o autor de uma das "Três Grandes Revoltas das Ilhas Britânicas" - ele veio até a corte de Artur em Kelliwic na Cornualha, devorou toda comida e bebida e até mesmo atirou Gwenhwyfar (mais conhecida como Guinevere) de seu trono e espancou-a.

Geoffrey de Monmouth apresentou a figura de Mordred ao mundo além de Gales. Ele narra sobre quando Artur saiu para guerrear contra Roma e deixou Mordred atrás para governar seu reino e proteger Guinevere; durante sua ausência Mordred se proclamou rei e casou-se com Guinevere, forçando Artur a retornar para a Bretanha, onde ele e Mordred se enfrentaram em Camlann. A batalha (datada tanto em 537 como em 542) resultou na morte tanto de Artur quanto de Mordred, juntamente com boa parte de seus exércitos.

Conta-se que Mordred teve dois ou três casamentos:

Primeiro com Guinevak (Gwenhwyvach), uma irmã mais nova de Guinevere (Gwenhwyfar).
O segundo com Cwyllog, uma Princesa do Reino de Gwynedd.
O terceiro com Guinevere, esposa de Artur e amante de Lancelot.
Algumas fontes tais como as tríades afirmam que ele era casado com Gwenhwyvach, irmã de Guinevere (Gwenhwyfar). Outras afirmam que a herança de Mordred sobreviveu através de Melehan e Melou, seus filhos gêmeos cuja mãe - uma de suas esposas - não é mencionada. Relata-se que eles tentaram reclamar o trono da Bretanha após a morte de Artur e Mordred. Melehan foi morto mais tarde por Lancelot e Melou por Bors.

No seriado de TV Merlin, baseado nas histórias sobre o Rei Arthur, Mordred é retratado como uma criança druida perseguida em Camelot pelo uso da magia, porém protegido pela feiticeira Morgana, que mais tarde seria sua principal aliada para derrotar Arthur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário