Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

domingo, 17 de maio de 2020

Menu Mitologia Oriental: Kiang Shi

KIANG SHI - Vampiro Oriental


Kiang Shi, Jiangshi, ou ainda Cadáver Saltador, é um vampiro da mitologia Chinesa. É caracterizado pelos cabelos longos, esverdeados ou esbranquiçados graças aos fungos presentes em seus caixões. O "kiang shi" também pode assumir a forma de um pássaro negro ou um lobo. 

Origem

A origem de um Kiang Shi está relacionada às duas almas que, segundo a cultura chinesa, cada ser humano possui: Shen, que é a alma imaterial, a energia, e Kwei, a alma substancial que vem da terra. Yang e Yin. Shen, quando vivos, é conhecido por Ki já o Kwei é chamado de P'o. Ao morrer o Ki vai para o céu e o P'o, vai para a terra. Mas pode acontecer de o P'o não abandonar o corpo por completo e o cadáver "voltar à vida", mesmo um simples crânio pode ser "reanimado". Como todo ser necessita do equilíbrio das duas almas o Kiang Shi precisa roubar o Ki de outros para poder se manter nesse mundo.

Normalmente são criados após uma morte particularmente violenta, como um suicídio, enforcamento, afogamento ou asfixia. Também poderia ser resultado de um sepultamento impróprio, (pensava-se que os mortos se tornariam inquieto se o seu enterro fosse adiado após a sua morte ou feito fora de sua terra natal) ou até mesmo se um gato pulasse por sobre o cadáver durante o velório (gatos são tidos por muitas culturas como seres ligados ao sobrenatural). 

Cultura

A influência de histórias de vampiros ocidentais trouxe o aspecto sugadores de sangue para o mito chinês nos tempos modernos (o tradicional Kiang shi rouba a energia vital, o Ki, de sua vítima e não o sangue). Também pode matar com um hálito venenoso e suas garras e presas podem fazer um grande estrago. Há algumas versões em que ele também se alimenta de sangue; outras, afirmam que o sangue o paralisa.
Curiosidade: Drácula é traduzido para chinês como "sugador de sangue Kiang shi" onde a sede de sangue é explicitamente enfatizada porque não é uma característica de um tradicional Kiang shi. 


Características 

Kiang-shis são criaturas noturnas e com dificuldade em passar por água corrente. 
Diz-se que eles são particularmente crueis e arrancam a cabeça e/ou membros de suas vítimas. Eles também têm um forte impulso sexual que os leva a atacar e estuprar mulheres. Após um período de amadurecimento, Kiang shis ganham a capacidade de voar.
Se pode fugir deles prendendo a respiração. Como eles são cegos e acompanham as criaturas vivas, detectando a sua respiração, não conseguirão te encontrar. As pessoas também se protegem deles usando alho e sal. Eles também são expulsos com ruídos altos, e pensava-se que o trovão poderia matá-los. Vassouras são usadas ??para varrer a criatura de volta ao seu lugar de descanso, enquanto limalha de ferro, arroz e ervilhas vermelhas são usadas como barreiras, uma vez que esses seres não podem seguir adiante sem contar grão por grão. Se um Kiang-shi atinge seu vôo, só poder ser morto por uma bala ou um trovão. Seu corpo deve ser cremado. 

Normalmente aldeias "infestadas" com ocorrências de vampiros recrutavam um sacerdote taoísta para realizar uma 'cerimônia' de exorcismo (para retirar a energia negativa). Os sacerdotes taoístas tradicionalmente utilizavam talismãs com caracteres ilegíveis escritos em tinta vermelha ou sangue. Acreditava-se geralmente que, com encantamentos, o sacerdote poderia 'ativar' o talismã, o que inibiria totalmente as ações de um vampiro quando aplicado à sua área da testa, colocando-o sob um feitiço. Se o vampiro for muito forte para subjugar, o padre geralmente recorre a uma espada de madeira, ou uma espada feita inteiramente de moedas de cobre ligados por uma corda vermelha como uma arma. Embora sacerdotes taoístas hoje em dia não vão "captura" vampiros, eles ainda realizar cerimônias de exorcismo de "espíritos imundos" e ainda costumam usar talismãs. 

Segundo feng shui, um pedaço de madeira de cerca de seis polegadas de altura, se instalados ao longo da largura da porta, pode impedir que um cadáver saltador entre na casa.

Um comentário:

  1. olá tudo bem. Conhece algum site que se pode baixar os livros da Série "as melhores historias da mitologia" asteca,celta,chinesa e etc

    ResponderExcluir