Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Menu Curiosidades Capela dos Ossos

CAPELA DOS OSSOS

A Capela dos Ossos é um dos sete complexos religiosos espalhados pelo mundo decorado com ossos humanos. Ela está localizada em um anexo da Igreja de São Francisco, em Évora, Portugal. Foi construída  no século XVII por três monges, com o objetivo de mostrar as pessoas o quão passageira é a vida, e que todos somos iguais depois da morte. A inscrição na entrada "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" exprime o objetivo de uma obra tão exótica. 
A capela não é grande. Seu interior é formado por 3 naves de mais de 18 metros de comprimento e 11 de largura. Mas seus números relacionados a sua construção são assustadores: Calcula-se que lá dentro estão os ossos de mais de cinco mil pessoas decorando as paredes, pilares e o teto da capela. 
Além de transmitir a mensagem de que a morte é inevitável para todos, suspeita-se que a construção da capela tenha sido motivada pela falta de cemitérios, e como era comum que nobres tivessem sua sepultura dentro de igrejas, para que ficassem mais próximos de Deus depois da morte, acredita-se  que essa foi uma forma de aproximar as demais pessoas do paraíso. 

Existem somente dois corpos inteiros expostos na capela: O de um homem e de uma criança. Diz a lenda que ambos, pai e filho, espancavam a mãe e quando morreram tiveram seus corpos expostos na capela como forma de punição por seus atos.
Visitamos a capela. Estivemos em Évora para visitar a Capela dos Ossos. Realmente, é um lugar que causa sensações controversas. Por um lado o medo de entrar em um ambiente coberto de ossos humanos, com crânios que parecem estar vigiando os visitantes. Por outro , a mensagem de que a morte é inevitável, e que somos todos iguais é muito forte. 
Logo na entrada, a inscrição "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" nos recepciona com um tom sombrio. O ambiente é escuro, iluminado por duas pequenas janelas. Toda a história é contada em placas espalhadas pela capela, para que possamos entender um pouco mais sobre essa obra tão bela e sombria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário