Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sábado, 19 de dezembro de 2015

Menu Mitologia: Andraste

ANDRASTE 

Muito pouco se sabe sobre a Deusa guerreira Andraste da tribo dos Icenos, que aceitava sacrifícios de lebres e de seres humanos. Andraste é uma Deusa guerreira da Vitória, dos Céus e das Batalhas.

Andraste ou Andred cujo nome significa ”A Invencível’ era uma deusa irlandesa equiparada com Andarte cultuada na Gália e com características semelhantes à Morrighan, sendo evocada na véspera das batalhas para garantir a vitória.Os romanos diminuíram seu status para uma deusa lunar (por ser a lebre seu totem) e a associaram ao amor e fertilidade. No entanto, o arquétipo original de Andraste é de uma deusa escura e ceifadora, invocada apenas nos momentos de extrema necessidade, pois ela exigia sacrifícios de sangue humano, considerado o mais potente substrato mágico. Nesse aspecto, essa Deusa seria tida como Deusa Crone, o lado obscuro da Lua, àquela para que todos retornam. Ela controlava os fios da vida de cada ser humano, do nascimento até a morte, pois a morte pois a morte é uma consequência da guerra. O seu lado sombrio (da anciã) era amenizado pelos seus atributos de deusa lunar, regente do amor e da fertilidade (como mãe criadora da vida) e regente da caça (na sua face de donzela).

Como uma Deusa lunar tríplice (Donzela-Máe-Crone), certamente, Andraste foi venerada.

Os britânicos têm santuários dedicados à Deusa Andraste em um bosque sagrado, como nas florestas da ilha Mona (Anglessey). Ela está associada a lebre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário