Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Menu Mitologia Egipcia: Amonet

AMONET 

Na mitologia egípcia, Amunet, embora predominantemente conhecida como a deusa do ar e invisibilidade, mudou na personificação ao longo da duração das dinastias do Egito. Ela acredita-se ser a forma feminina do maior deus Amon e é um dos oito divindades destaque no Ogdoad (que consistem em quatro pares, onde o nome da mulher é um derivado do que a do marido). Como a maioria das deusas Ogdoad, ela assume a forma de uma mulher com a cabeça de uma cobra egípcia, ou simplesmente uma cobra regular. Seu nome também vem em diversas outras variações, incluindo AMONET, Amaunet, Imentet, Imentit, Amentet, Amentit e Ament. Seu nome significa uma fêmea que está oculto e seus poderes estão ligados à palavras silêncio, quietude, mistério e obscuridade.

De acordo com alguns mitos Amunet era filha de Horus e Hathor. Ela também foi, por vezes, se fundiu com Hathor, Isis e Neith, Mut, e Nut.

Como a deusa do ar, ela é descrita como uma deusa alada ou uma mulher com uma pena de avestruz ou um falcão em sua cabeça. Em hieróglifos, ela é representada como uma mulher com o sinal do Oeste (um semi-círculo no topo de um longo e um pólo curto), assim ela foi dado o título "Ela do Ocidente". No Egito Antigo, o Ocidente é a onde os mortos entram no submundo e Amunet é acreditado para ser como a deusa que congratula-se com a sua entrada no Reino de Osíris.

Ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais associada Iusaaset, uma sombra de Atum. Esta associação fez dela a mãe de toda a criação que possui a árvore da qual a vida surgiu e volta (a árvore de acácia mais antiga que se acredita ser encontradas em Heliopolis, a cidade onde todas as divindades nasceram). Ela às vezes é mostrada como uma mulher com um cetro e ankh de vida em sua mão.

Amunet começou como uma das deusas andróginas capazes de dar à luz sem um macho para procriar (como cobras quem antigos egípcios acreditavam ser todos do sexo feminino). Devido a isso, ela adquiriu o título de "a mãe que é um pai". Ela adquiriu igualmente uma associação de familiares (mesmo levando a como papel de consorte lésbica em algumas histórias) com a lua Iah fazendo dela uma deusa do túmulo, sarcófago, e caixões.

A associação de culto com a deusa Neith levou à construção de uma imponente estátua e templo desta deusa em Karnak, no tempo de Tutankhamun. Ela foi descrita como mulher, vestindo uma coroa vermelha e carregando um bastão feito de papiro. Por esta altura (em torno da décima segunda dinastia), ela já era uma deusa do sexo feminino e distinta consorte conhecido do deus Amun. No entanto, Mut eclipsado seu papel como o principal consorte de Amun. Apesar disso, ela manteve-se de importância relativa como um protetor do faraó, especialmente na região de Tebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário