Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Menu Mitologia: La Befana

LA BEFANA

A Befana é uma personagem do folclore italiano, semelhante a Papai Noel. 
 A personagem pode ter-se originado em Roma, e depois estender-se como tradição por toda a Itália peninsular e em Ticino, parte italiana da Suíça.

Uma crença popular é que seu nome provém da celebração da Epifania, todavia, evidências sugerem que a Befana deriva da deusa sabina/romana denominada Strina. 

No livro "Vestiges of Ancient Manners and Customs, Sicily", do reverendo  (John Murray, 1823), o autor diz:

 Esta Befana parece ser herdeira de uma deusa pagã denominada Strenia, que patrocinava os presentes de ano novo, "Strenae", da qual, de fato, provém o seu nome.

 Os seus presentes eram do mesmo tipo dos da Befana, figos, tâmaras e mel.  Além disso, as suas celebrações recebiam forte oposição dos primeiros cristãos, pelo seu caráter barulhento, agitado .

 Segundo o folclore popular, a Befana visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro  , para encher de caramelos suas meias ou com pedaços de carvão , se  foram mal-comportadas. Sendo uma boa dona de casa, diz-se que varrerá o piso antes de sair. 
 A tradição recomenda que as crianças da casa deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico ou local para a Befana.

A Befana é representada como uma velhinha de xale negro, coberta de fuligem porque entra nas casas pela chaminé. Ela voa montada numa vassoura, sempre sorri, e carrega um cesto cheio de doces e presentes (ou carvão).

A canção de lá Befana...

"La Befana vien di notte
Con le scarpe tutte rotte
Col vestito alla romana
Viva, Viva La Befana!
Tru-lá- lá, Tru-lá- lá !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário