Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 31 de março de 2017

Menu Artigos: O Médico da Peste (Plague Doctor)

O MÉDICO DA PESTE (PLAGUE DOCTOR) 



Um médico de peste (italiano: medico della peste, holandês: pestmeester, espanhol: Médico de la peste negra, alemão: Pestarzt) era um médico especial que tratava aqueles que contraíram a peste. Esses médicos foram contratados por cidades que tiveram muitas vítimas da peste em tempos de epidemias. Desde que a cidade estivesse pagando seu salário, eles tratavam todos: tanto os ricos como os pobres. No entanto, alguns médicos de peste eram conhecidos por carregar os pacientes e suas famílias para tratamentos especiais e/ou falsas curas.
Normalmente não eram médicos profissionais treinados ou cirurgiões experientes, e muitas vezes eram médicos de segunda categoria que não haviam conseguido estabelecer-se na profissão ou jovens médicos que estavam tentando se estabelecer.

Os médicos de peste tratavam aos pacientes segundo seus acordos e eram conhecidos como médicos municipais ou comunitários "da peste negra", enquanto que "clínicos gerais" eram médicos distintos e ambos poderiam estar na mesma cidade ou comunidade europeia. Na França e nos Países Baixos os médicos da peste não possuíam nenhuma formação médica e eram referidos como "empíricos". Em um caso, um destes médicos havia sido vendedor de frutas antes de dedicar-se a medicina.

Nos séculos 17 e 18, alguns médicos usavam máscaras que pareciam bicos de aves cheias de itens aromáticos. As máscaras foram concebidas para protegê-los do ar fétido, que (de acordo com a teoria miasmática da doença) foi considerado como a causa da infecção. Assim:



Possuíam um nariz de meio pé de comprimento, com a forma de um bico, preenchido com perfume em apenas dois orifícios, um de cada lado, perto das narinas, mas que eram o suficiente para respirar e reunir o ar das drogas alojadas no interior do bico. Sob o casaco usam botas de couro marroquino (couro de cabra) por cima dos calções que estavam amarradas à estas botas e uma blusa de manga curta em pele lisa, do qual o extremo inferior é dobrado para dentro dos calções. O chapéu e as luvas também são feitas da mesma pele... com lentes sobre os olhos.

A primeira epidemia de peste bubônica remonta a meados de 500 d.C., conhecida como a Praga de Justiniano. A maior epidemia foi a Peste negra na Europa no século 14. Nos tempos medievais a grande perda de pessoas, devido à peste bubônica em uma cidade criou um desastre econômico. Os médicos da peste comunitários foram bastante valiosos e receberam privilégios especiais. Por exemplo, os médicos da peste eram livremente autorizados a realizar autópsias, que foram de outra maneira geralmente proibidas na Europa Medieval, bem como a investigação de uma cura para a peste.

Em alguns casos, os médicos de peste eram tão valiosos que, quando Barcelona enviou dois para Tortosa em 1650, bandidos os capturaram durante o caminho e exigiram um resgate. A cidade de Barcelona pagou por sua libertação. A cidade de Orvieto contratou Matteo fu Angelo em 1348 por 4 vezes a taxa normal de um médico de 50 florins por ano. O Papa Clemente VI contratou vários médicos da peste extras durante a epidemia da peste. Eles foram contratados para atender as pessoas doentes de Avignon. Dos dezoito médicos em Veneza, apenas um foi deixado em 1348: cinco tinham morrido da peste, e doze estavam desaparecidos e poderiam ter fugido.

Alguns médicos de peste usavam um traje especial, embora fontes gráficas mostrassem que os médicos da peste usavam uma variedade de peças de vestuário. As roupas foram inventadas por Charles de Lorme em 1619; elas foram usadas ​​pela primeira vez em Paris, tendo mais tarde se espalhando para ser usada em toda a Europa. O fato (traje) de proteção consistia em um sobretudo de tecido pesado, que era encerado, uma máscara com aberturas de olhos de vidro e um nariz em forma de cone, como um bico para segurar substâncias aromáticas e palha. A maioria dos médicos da peste também usavam um chapéu de aba, que foi tipicamente usado pelos médicos durante o tempo da peste, para identificar sua posição como médico.



Alguns dos materiais perfumados eram âmbar, folhas de hortelã, erva-cidreira, cânfora, cravo, láudano, mirra, pétalas de rosa, estoraque. Isto foi pensado para proteger o médico do ar miasmático ruim. A palha forneceu um filtro para o "mau ar". Um bastão ponteiro de madeira foi usado para ajudar a examinar o paciente sem a necessidade de tocá-los, também foi usado como um meio de se arrepender dos pecados, muitos acreditavam que a praga foi um castigo e gostariam de pedir para serem chicoteados para se arrepender de seus pecados.

Os médicos da peste trabalharam como servidores públicos em épocas de epidemias começando com a Peste negra na Europa no século 14. Sua principal tarefa, além de cuidar de vítimas da peste, era gravar em registros públicos as mortes devido a uma praga.

Em algumas cidades europeias, como Florença e Perúgia foram solicitados que os médicos da peste fizessem autópsias para ajudar a determinar a causa da morte e como a praga teve um papel. Os médicos da peste se tornaram testadores e as testemunhas de inúmeras vontades durante os tempos de epidemias. Também deram conselhos aos seus pacientes sobre sua conduta antes da morte. Este conselho pode variar dependendo do paciente e, após a Idade Média, a natureza da relação entre médico e paciente era governada por um código de ética cada vez mais complexo.

Os médicos de peste praticavam sangria e outros remédios, como colocar rãs ou sanguessugas nas ínguas para "reequilibrar os humores" como uma rotina normal. Os médicos da peste não poderiam geralmente interagir com o público em geral, devido à natureza de seus negócios e a possibilidade de propagação da doença; eles também poderiam estar sujeitos a quarentena.




O médico de peste mais honrado foi o médico particular do Papa Clemente VI, Guy de Chauliac, que foi o primeiro a estudar essa peste e acabou morrendo dessa mesma peste. Outro médico de peste famoso que deu conselhos médicos sobre as medidas preventivas que podem ser tomadas contra a praga foi ninguém menos que Nostradamus. O conselho de Nostradamus foi remover cadáveres infectados, tomar ar fresco, água potável limpa, e um suco de preparação de rosa mosqueta. Em Traité des fardemens mostra-se na parte do capítulo VIII que Nostradamus também recomendou não sangrar o paciente.

A cidade italiana de Pavia, em 1479, Giovanni de Ventura foi contratado como médico da peste da comunidade. O médico irlandês, Niall Ó Glacáin (c.1563?-1653) ganhou o respeito e admiração na Espanha, França e Itália por sua bravura no tratamento de numerosas vítimas da peste. O anatomista francês Ambroise Paré e Paracelso também foram famosos medievais médicos da peste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário