Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 13 de março de 2017

Menu Mitologia Oriental: Kanashibari

KANASHIBARI

Kanashibari é o termo japonês para a paralisia do sono, um fenômeno quando o sono REM se sobrepõe com a consciência desperta. O corpo da vítima ainda está paralisado no sono, mas os olhos estão abertos ea mente está meio acordada; E os mundos real e sonho se misturam. Histórias sobre kanashibari voltar todo o caminho para tempos antigos, e foi atribuído a uma força sobrenatural decretado sobre o corpo. Há uma série de lendas sobre kanashibari, e cada um aponta para uma causa diferente.

A forma mais comum de kanashibari vem da posse. Quando uma pessoa é possuída por inugami, kitsune, tanuki ou outros tipos de tsukimono, um dos possíveis sintomas que podem desenvolver é a imobilidade ou paralisia do sono. Esse tipo de posse poderia às vezes ser superado se um shugenja - uma espécie de padre - recitasse sutras budistas para expulsar o espírito animal possuidor. Uma vez que o espírito foi expulso, o kanashibari desapareceria, e tudo ficaria bem novamente.

Outros tipos de yokai podem infligir kanashibari. O makura-gaeshi, uma espécie de zashiki-warashi da prefeitura de Ishikawa, assombra quartos à noite, lançando sobre os travesseiros dos moradores adormecidos. As vítimas às vezes acordam no meio da noite, sentindo um peso esmagador no peito, e encontrar o fantasma de uma criança pequena sentada sobre eles. Isso pode ocorrer esporadicamente, ou mesmo todas as noites, dependendo do humor do makura-gaeshi. Embora não seja realmente prejudicial, esta é uma experiência terrível para a vítima.

Kanashibari pode até ser causado por seres humanos - geralmente sacerdotes ou feiticeiros. O conto de Kiyohime apresenta uma passagem onde a princesa ciumenta está perseguindo seu amante, Anchin. Tentando escapar de seus avanços, Anchin pede ajuda ao sacerdote em um santuário de Kumano, e eles são capazes de prender Kiyohime em kanashibari, dando tempo a Anchin para fugir.

Finalmente, kanashibari pode ser causado por fantasmas. Uma conta famosa vem de uma história de fantasma popular na prefeitura de Iwate. Há muitas variações, mas geralmente o que acontece é este: durante o meio da noite, uma pessoa acorda com uma sensação sinistra, foreboding do dread. Ele (ou ela) percebe que ele não pode se mover, mesmo que esteja bem acordado. Parece que os poderosos braços estão segurando-o apertado, mantendo-o imóvel. De repente, uma força invisível puxa suas pernas e arrastá-lo para debaixo de seu futon - geralmente na direção de uma janela aberta, ou um rio, ou algum outro lugar perigoso! Depois de uma luta desesperada, ele finalmente sai da paralisia do sono, e vê o fantasma de uma mulher de meia idade subindo no teto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário