Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 25 de abril de 2017

Menu Mitologia Nórdica: Lagertha

LAGERTHA



Lagertha foi, segundo a lenda, uma guerreira Viking dinamarquesa  e a esposa  do famoso Viking Ragnar Lodbrok (D. 840 ou 865), Seu conto, como registrado pelo cronista Saxo no século 12, pode ser um reflexo de contos sobre Þorgerðr Hölgabrúðr, uma divindade nórdica.

Seu nome, latinizado para Lathgertha por Saxo, provavelmente deriva do norueguês antigo Hlaðgerðr (Hladgerd). Sua freqüência prestados em
Fontes de Inglês de língua como “Lagertha”, e também tem sido registrado como Ladgertha, Ladgerda ou similar.
Conto de Lagertha está registrado em passagens no nono livro da Gesta Danonum, uma obra do século 12 da história dinamarquesa por Saxo Grammaticus. De acordo com ele, a carreira de Lagertha como uma guerreira começou quando FRO, Eei da Suécia, invadiu a Noruega e matou o Eei Siward norueguês, FRO  então mandou colocar as mulheres da família do rei morto em um Bordel para serem humilhadas em público.
Ouvindo isto Ragnar Lodbrok veio com um exército para vingar seu  avô Siward . Muitas das mulheres vestida com roupas masculinas e lutaram ao lado de Ragnar. A principal delas, e a chave para a vitória de Ragnar foi Lagertha.

Saxo relata: “Ladgerda, a Amazonas, que apesar de uma donzela, teve a coragem de um homem, e lutou na frente entre os mais bravos com os cabelos soltos sobre os ombros. ”
Impressionado com a coragem dela, Ragnar cortejou de longe. Lagertha fingiu interesse e Ragnar  ordenando seus companheiros esperar no Vale Gaular, foi atacado por um urso e um grande cão que Lagertha tinha guardado em sua casa, mas matou o urso com sua lança e sufocaram o cão até a morte.Assim, ele ganhou a mão de Lagertha em casamento. De acordo com o Saxo, Ragnar tinha um filho com ela, Fridleif, bem como duas filhas, cujos nomes não são registradas.

Depois de voltar à Dinamarca para lutar uma guerra civil, Ragnar (que, ainda estava irritado que Lagertha havia estabelecido bestas contra ele)  se divorciou para se casar com Þóra Town-Hart, filha do rei Herrauðr da Suécia.

Ele ganhou a mão de seu novo amor depois de inúmeras aventuras, mas ao voltar para a Dinamarca voltou a ser confrontados com uma guerra civil.
Ele enviou à Noruega, para apoio e Lagertha, que ainda o amava, veio em seu auxílio com 120 navios, de acordo com o Saxo.

Quando no auge da batalha, filho Siward de Ragnar foi ferido, Lagertha salvou o dia para Ragnar com um contra-ataque: “Lagertha, que tinha um espírito inigualável embora um quadro delicado, coberto por sua esplêndida bravura e comandos  dos soldados  .
Sobre seu retorno para a Noruega, ela brigou com o marido, e matou-o com uma ponta de lança que ela escondeu em seu vestido.

Saxo conclui que ela, em seguida, “prefeiriu usurpar seu nome e soberania,  para governar sem o marido do que compartilhar o trono com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário