Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Menu Mitologia Oriental: Hakutaku - Bai Ze

HAKUTAKU - Bai Ze




O Hakutaku (白澤 "Pântano Branco") é um yokai quimérico muito sábio e semelhante a um boi branco com o rosto similar ao humano. Ele possui nove olhos e seis chifres no total, sendo 3 olhos e 2 chifres na cabeça, e a mesma quantidade em cada lado do corpo. Ele vive em montanhas remotas, e assim como outros espíritos, só aparece em épocas e países onde o governador da terra é um líder sábio e virtuoso. Ele é um símbolo de bons presságios e de boa sorte. Hakutaku pode falar línguas humanas, e é altamente bem informado sobre todas as coisas acerca da criação.

A criatura é uma importação cultural da China, onde ele é conhecido como Bai Ze. Um dos relatos mais famosos sobre o Hakutaku vem do lendário Imperador Amarelo chinês (2697-2597 aC) . O imperador estava realizando um passeio imperial em suas terras, e no leste, perto do mar, ele subiu uma montanha e encontrou um Hakutaku. Os dois conversaram, e a criatura contou ao imperador que, em toda a criação, haviam 11.520 tipos diferentes de yokai. 

O imperador mandou seus subordinados registrarem tudo o que o Hakutaku disse, e toda a informação foi preservada em um volume conhecido como o hakutakuzu (ou Bái Zé Tǘ - 白 泽 图/白 泽 图) . Este volume registrava cada tipo de yokai, junto com o tipo de males que eles fazem, ou desastres que eles causam, bem como a forma de lidar com eles - uma espécie de manual demoníaco, por assim dizer. Infelizmente o hakutakuzu foi perdido há muito tempo, e não existem exemplares sobreviventes.

Por causa de seu incrível conhecimento sobre vários tipos de yokai e monstros, pinturas dos Hakutaku eram muito populares no Japão durante o período Edo. Elas eram vendidas e usadas ​​como amuletos de boa sorte, assim como guardas contra espíritos malignos, doenças e yokais. Devido ao fato do Hakutaku conhecer tudo, acreditava-se que os yokais iriam ficar longe dele.

A imagem japonesa comum geralmente retrata a hakutaku como " bovina ou monstruosa felid criatura com nove olhos e seis chifres, dispostos em conjuntos de três e dois em ambos os flancos e sua face Homem-like. Também é comumente descrito como tendo o corpo De um leão e oito olhos, conhecidos por ter um chifre ou vários chifres em suas cabeças ". No entanto, o número de olhos extra realmente varia dependendo da interpretação, e às vezes a criatura é retratada com apenas uma no centro da sua cabeça. É considerado "inteligente e bem lido com a capacidade de entender o discurso humano"

Na cultura zen e japonesa, DT Suzuki descreve o hakutaku como "uma criatura mítica cujo corpo se assemelha a uma mão e cuja cabeça é humana. Antigamente acreditava-se que a criatura comeu nossos maus sonhos e experiências malignas e, por essa razão, as pessoas desejando Para comer todos os males que provavelmente sofreríamos, costumava pendurar sua imagem no portão de entrada ou dentro da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário