Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Menu Mitologia: A PIASA

A PIASA




A Piasa ou "Pássaro que devora homens" é um animal mitológico da América do Norte. Ela tem cara e patas de urso, e uma cauda tão grande que pode dar três voltas ao redor de seu corpo. Ela costumava atacar tribos indígenas da América do Norte.
Os Primeiros desenhos retratam como parte pássaro, réptil, mamífero e peixe. As cores utilizadas nas pinturas primeiros simbolizam a guerra ea vingança (vermelho), morte e desespero (preto), e esperança e triunfo sobre a morte (verde).

Esse desenho foi colocado em um mural de pedra por tribos Cahokian. O mural antigo foi criado antes da chegada de todos os exploradores europeus da região, e possivelmente antes de 1200 EC. A localização da imagem estava em um terminal do rio-bluff da planície de inundação dos fundos americanos . Pode ter sido um iconógrafo mais antigo da grande cidade cultural de Mississippi , Cahokia , que começou a desenvolver cerca de 900 CE. Cahokia estava no auge de cerca de 1200 EC, com 20 mil a 30 mil habitantes. Era a maior cidade pré-histórica do norte do México e uma grande chefia . Ícones e pictogramas de animais, como falcões, Os trovões, os pássaros e as cobras monstruosas eram motivos comuns da cultura Cahokia. A criatura de Piasa pode ter sido pintada como um símbolo gráfico para alertar estranhos que viajam pelo rio Mississippi que estavam entrando no território de Cahokian.

Um artigo de jornal Alton Evening Telegraph de 27 de maio de 1921 afirmou que sete imagens pintadas menores, consideradas como de origem indígena americana arcaica, foram encontradas no início do século 20, a cerca de 1,5 milhas a partir da localização da antiga criatura de Piasa. Essas imagens foram esculpidas e pintadas em rochas localizadas na área de Levis Bluffs por George Dickson e William Turk em 1905. Quatro dessas pinturas eram "uma coruja, um círculo de sol, um esquilo e uma peça mostrando dois pássaros ou algum tipo de Animais em uma competição ", as outras três pinturas eram" um grande animal, talvez um leão, e outro um animal tão grande como um cachorro ". Essas pinturas foram fotografadas pelo professor William McAdams e deveriam ser colocadas em seu livroRegistros de raças antigos no vale do Mississippi: sendo um relato de alguns dos pictogramas, hieróglifos esculpidos, dispositivos simbólicos, emblemas e tradições das raças pré-históricas da América, com algumas sugestões quanto à sua origem , William McAdams, CR Barns Publishing Co. , 1887. {disponível no Google Livros}. Essas sete pinturas arcaicas indianas americanas foram perdidas nos anais registrados, pois deveriam estar em trânsito para a Missouri Historical Society c. 1922. Outros petroglifos esculpidos nativos americanos de um período de tempo e região semelhantes, como o monstro de Piasa, são esculpidos nas rochas do Washington State Park, no Missouri, a cerca de 60 milhas a sudoeste da atual imagem de Piasa.

O mapa de 1797-1798 do explorador francês Nicolas De Finiels mostra os penhascos acima da Piasa rotulados como Hauteurs De Paillisa (fonte de arquivos Versailles, França "Carte d'une Partie du Cours du Mississippi"). (Fonte parcial: veja Costa 2005: 297)

Um mapa anterior de 1778 intitulado "Um novo mapa das partes ocidentais da Virgínia, Pensilvânia, Maryland e Carolina do Norte, compreendendo o rio Ohio e todos os rios que caem nela, parte do rio Mississippi, todo o rio Illinois ... Autor Hutchins, Thomas, 1730-1789 "mostra claramente o nome do local" PIASAS ", onde o dia atual da cidade de Alton está localizado e delimitado pelo rio Wood ao leste. (Este mapa é uma das primeiras referências documentadas para a palavra Piasa ). [3]

O nome de Piasa também pode ter sido derivado da palavra nativa americana de Miami-Illinois páyiihsa (ver Anishinaabe : apa'iins (ag) , "pessoas pequenas"). [4] Este era o nome deles para anões sobrenaturais pequenos, que atacaram os viajantes. As reivindicações locais de que a palavra Piasa significava "o pássaro que devora os homens" ou "pássaro do espírito maligno" não são precisos nem são baseados na língua do Illinois.

A DESCOBERTA


Em 1673, o padre Jacques Marquette viu a pintura em um penhasco de pedra calcária com vista para o rio Mississippi enquanto explorava a área. Ele registrou a seguinte descrição:

"Ao rodar algumas rochas, que por Seu alto e seu comprimento inspiraram admiração, vimos sobre um deles dois monstros pintados que primeiro nos causaram medo e sobre os quais os mais ousados ​​selvagens não se atrevem a descansar os olhos. Eles são tão grandes quanto um Bezerro, eles têm chifres em suas cabeças como os de um veado, um olhar horrível, olhos vermelhos, uma barba como um tigre, um rosto um pouco como o de um homem, um corpo coberto de escamas e, portanto, uma cauda longa que serpenteia ao redor O corpo, passando acima da cabeça e voltando entre as pernas, terminando na cauda de um peixe. Verde, vermelho e preto são as três cores que compõem a imagem. Além disso, esses dois monstros estão tão bem pintados que não podemos acreditar que nenhum selvagem É o autor deles, pois os bons pintores na França teriam dificuldade em chegar a esse lugar convenientemente pintá-los.Aqui está aproximadamente a forma desses monstros, como o fizemos fielmente copiado. "

Mais tarde, os exploradores franceses, como St. Cosme, relataram que, em 1699, a série de imagens estava mal usada devido aos hábitos dos índios locais para "descarregar suas armas" nas imagens à medida que passavam. O autor AD Jones, em seu livro "Illinois e o oeste" c. 1838, também descreve as devastações de armas (armas de fogo) sobre as imagens, e ainda se refere às pinturas como sendo nomeadas "Piasua".

Esta imagem original foi a maior pintura nativa americana encontrada na América do Norte.

RESTAURAÇÂO



O monstro retratado no mural foi inicialmente designado como "Piasa Bird" em um artigo publicado c. 1836 por John Russell de Bluffdale, Illinois . John Russell era um professor imaginativo de grego e latino no Shurtleff College , Upper Alton, Illinois. 

O artigo foi intitulado "A Tradição da Piasa" e Russell reivindicou a origem da palavra para ser de um fluxo próximo: "Este fluxo é o Piasa. Seu nome é indiano e significa, no Illini," The Bird That Devours Homens"." (Nota: O original "Piasa Creek" percorreu o barranco principal no centro de Alton e foi completamente coberto por grandes canos de drenagem c. 1912.) De acordo com a história publicada por Russell, a criatura retratada na pintura era um grande pássaro que Vivia nas falésias. Russell afirmou que essa criatura atacou e devorou ​​pessoas em aldeias indígenas próximas pouco depois que os cadáveres de uma guerra deram um gosto pela carne humana. A lenda afirma que um chefe indiano local, chamado Chefe Ouatoga , conseguiu matar o monstro usando um plano dado a ele em um sonho do Grande Espírito. 

O chefe ordenou que seus guerreiros mais valentes esconderam perto da entrada da caverna do Piasa Bird, que Russell também afirmou ter explorado. [6]Ouatoga então agiu como isca para atrair a criatura para fora. Quando o monstro voou para o chefe indiano, seus guerreiros o mataram com uma explosão de flechas envenenadas. Russell afirmou que o mural foi pintado pelos índios como uma comemoração deste evento heróico.

Algumas fontes relatam que esta conta era simplesmente uma história criada por John Russell. No livro Records of Ancient Races no Vale do Mississippi ... Capítulo 2, 1887 de W. McAdams, o autor diz que contatou John Russell e Russell admitiu que a história foi fabricada. A imagem do pássaro não é relatada na descrição do Padre Marquette, o que não faz menção às asas. Também é possível que a descrição de Marquette e a conta de Russell sejam precisas para os respectivos horários. A imagem pode ter sido pintada em algum ponto entre 1673 e 1836 para revisar sua aparência e iconografia .

Quando historiadores contemporâneos , folcloristas e promotores de turismo procuram uma descrição narrativa da história por trás do Piasa "Bird", eles geralmente dependem da conta de Russell. Esta versão colorida do conto pode ser adaptada para permitir uma ampla gama de interpretação e permitir que outras cidades e municípios reivindiquem direitos promocionais para a lenda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário