Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

domingo, 16 de maio de 2021

Menu Alquimia: Sobre o Rosacrucianismo em sua Essência

SOBRE O ROSACRUCIANISMO EM SUA ESSÊNCIA
Por Jeff Alves, via “Tradição Rosacruz”




Sobre o Rosacrucianismo em sua essência, independentemente das Ordens que se baseiam nele.

1. É pautado na CRISTOSOFIA, ou seja, na busca da Sabedoria através do Cristo (não confundir com o “jesus Cristo” católico/evangélico). Ele é Cristão de um modo não-religioso. É Cristão de um modo Hermético. E aí encontramos algo bem interessante chamado HERMETISMO CRISTÃO ou a QABBALAH CRISTÃ. Pode-se usar símbolos pagãos para falar de Cristianismo. Seja Apolo, Buda, Cristo e etc., o que importa é que a mensagem central, que é TIFERET.

2. Leva consigo as bases da Tradição Esotérica Ocidental, a chamada TRINOSOFIA. Aqui os assuntos QABBALAH, ALQUIMIA e TEURGIA vão estar sempre presentes. É claro que para tanto as ciências ocultas irão se expressar como um todo. Então Magia Operativa, Astrologia, Aritmosofia e diversas outras coisas estarão presentes. Você leva uma vida inteira ou mais de uma para se aperfeiçoar em apenas um dos pilares da Trinosofia. Aqui você estuda várias ao mesmo tempo, umas mais e outras menos. Em suma, você nunca pode dizer que é Mestre em todas as três ao mesmo tempo, o que faz com que você sempre se lembre que, apesar de todo o conhecimento que possui, você continua sendo humano, estando em eterno aprendizado e podendo cometer erros. Então, basicamente, você estuda a TRADIÇÃO ESOTÉRICA OCIDENTAL com ênfase em uma ou mais coisas dela.

3. A PANSOFIA, a sabedoria proveniente do todo, está presente. Então você aprende a utilizar qualquer símbolo ou mito de qualquer Tradição e visualizar as chaves provenientes das relações entre eles. Isto geralmente é feito em qualquer tradição, mas há algo a mais. Você deve aprender a usar tudo isto e aplicar no seu dia-a-dia, além de buscar utilizar o que você sabe para modificar o mundo agora para um lugar melhor e mesmo ter ideias do que você pode fazer para que o amanhã seja um lugar melhor. Ou seja, você deve usar a sua evolução espiritual para ajudar aqueles que te cercam e mesmo a própria humanidade.
4. A intelectualidade não é o foco. Ela é unida à prática. Então, a GNOSIS é o foco. Ou seja, não importa quantos livros você leu, o que importa é o quanto você praticou. O mais importante não é somente a compreensão dos livros e textos e sim a vivência e a experiência espiritual que eles certamente irão te levar e, principalmente, como você aplica isto em seu dia-a-dia. Afinal, Toth é casado com Maat. Como diz a máxima egípcia, a qual reflete bem este objetivo, “FALAR MAAT, FAZER MAAT”.

5. O PELICANO é a essência da postura do Rosacrucianismo. Você deve harmonizar a matéria com o espírito. Você deve abrir a porta superior de seu coração. Você deve desabrochar a Rosa sobre a Cruz. Mas, de maneira INCÓGNITA, você sempre deve estar disposto a ajudar o próximo. Aqui temos uma auto-renúncia diferente da dos orientais. Aqui não se prega matar o ego ou mesmo anulá-lo. Aqui transmutamos o nosso ego. Aqui, de modo anônimo, renunciamos a todas as glórias do mundo e agimos somente para a glória de Deus. Mesmo que você tenha que se sacrificar para que possa ajudar o outro ou mesmo a humanidade, se for da vontade de Deus e se você realmente estiver em comunhão com Ele, você assim o irá fazer. 

É basicamente a expressão da harmonia da trindade CHESED, GEBURAH e TIFERET. É saber utilizar as três essências, SAL, MERCÚRIO e ENXOFRE. É estar em estado de IMAGO DEI e IMITATIO DEI. E tudo isto não é para a nossa glória, mas para a glória de Deus. AD ROSAM PER CRUCEM. AD CRUCEM PER ROSAM. IN EA-EIS GEMETUS RE SUR GAM. NON NOBIS NON NOBIS DOMINE SED NOMINIS TUI GLORIAE SOLAE.

– Tradição Rosacruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário