Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Menu Curiosidades: Bozo

BOZO




Bozo é uma personagem criada nos Estados Unidos em 1946 por Alan Livingston, originalmente para a série de coletânea de discos com histórias infantis Bozo at the Circus. Fez sua primeira aparição na televisão americana em 1949, sendo interpretado pelo ator e dublador Pinto Colvig.

O programa do Bozo também foi produzido em outros países, incluindo México, Tailândia, Austrália, Grécia e Brasil, sendo o último exibido pelo SBT entre 1980 e 1991.

História:

Após assinar contrato com a Capitol Records, Alan W. Livingston produziu uma coletânea de discos com histórias infantis e livros ilustrados intitulada Bozo at the Circus, lançada em outubro de 1946. O dublador original do Pateta, Pinto Colvig, foi o primeiro intérprete do Bozo, emprestando sua voz a esta e às gravações seguintes. Os discos fizeram grande sucesso e o personagem tornou-se mascote da gravadora, sendo reconhecido como "Bozo the Capitol Clown". Vários álbuns infantis da Capitol passaram a portar o selo "Bozo Approved" na contracapa.

Em 1948, Capitol e Livingston passaram a criar acordos de direitos autorais com fabricantes e estações de televisão para uso do personagem Bozo que, no ano seguinte, fez sua estreia televisiva com o programa Bozo's Circus, exibido pela KTTV em Los Angeles. Colvig voltaria a interpretar o personagem, mas desta vez caracterizado com roupa azul, cabelos encaracolados vermelhos e maquiagem branca no rosto. O programa era exibido às sextas-feiras, às 7:30 da noite.

Em 1956, Larry Harmon, um dos vários atores contratados por Livingston e Capitol Records para interpretar o Bozo em aparições promocionais, comprou os direitos do personagem, juntamente com investidores, e o transformou em uma franquia. Em oposição à sindicação, isto permitia que estações de televisão regionais pudessem criar seu próprio programa local do Bozo. Harmon também promoveu modificação na voz, na risada e na fantasia do Bozo, além de criar o cabelo espetado característico. Criou seu próprio estúdio de animação, onde produziu uma série de desenhos animados (com Harmon como a voz do Bozo) e os distribuiu, através da Jayark Films Corporation, para as emissoras de televisão.

Em janeiro de 1959, estreou o programa do Bozo pela KTLA de Los Angeles. Vance Colvig Jr., filho de Pinto Colvig, interpretou o palhaço. Bozo fez muito sucesso na televisão americana. Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretar o personagem, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Um desses atores nos Estados Unidos foi Bob Bell, que personificou o Bozo por 25 anos na WGN-TV de Chicago, cuja versão é satirizada no desenho animado 'Os Simpsons', através do palhaço Krusty. A versão de Bell chegou a trocar a tradicional roupa azul pela vermelha em sua primeira década.




O Bozo interpretado por Willard Scott fazia merchandising para a lanchonete McDonald's, que, mais tarde, criou sua própria personagem, denominada Ronald McDonald. Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpretá-lo. Nos Estados Unidos, Bozo recebeu o título de "Embaixador Mundial da Boa Vontade", concedido pela Unicef e viaja pelo mundo inteiro.

Em 1965, Harmon comprou a parte que pertencia a seus parceiros de negócios e tornou-se o único proprietário dos direitos de licenciamento do personagem. Julgando que um programa nacional seria lucrativo para sua companhia, Harmon produziu seu próprio show de meia hora intitulado Bozo's Big Top, exibido pela WHDH-TV (atual WCVB-TV) de Boston de 1965 a 1967 e estrelado por Frank Avruch. A versão local de Chicago passou a ter exibição nacional via cabo e satélite em 1978. Em 1984, Bell foi substituído por Joey D'Auria. Visando fugir da concorrência com outros programas infantis, a WGN-TV de Chicago decidiu mudar o horário do Bozo's Circus para as manhãs de domingo, passando a denominá-lo The Bozo Super Sunday Show.

O programa foi encerrado em 2001, com a alegação, por parte da emissora, de que havia aumentado a concorrência com os novos canais a cabo voltado para crianças. Retornou como uma retrospectiva de duas horas de duração em 2005, intitulada Bozo, Gar and Ray: WGN TV Classics.

BOZO NO BRASIL




O programa do palhaço Bozo (conhecido por seu nome completo Bozo Bozoca Nariz de Pipoca) chegou a ser produzido em mais de 240 estações de televisão em 40 países, entre eles, o Brasil, tornando-se muito popular, foi exibido entre 15 de Setembro de 1980 e 2 de Março de 1991. O comediante Wandeko Pipoka foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.

A versão brasileira foi iniciativa de Silvio Santos, que havia, até então, inaugurado a TV Studios (TVS), canal 11 do Rio de Janeiro, atual SBT Rio. O programa do Bozo foi retransmitido em São Paulo pela TV Record (na época, Sílvio Santos era dono das duas emissoras, sendo que a Record ainda não era uma rede e sim, uma retransmissora do SBT).

O programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da televisão brasileira e durou mais de uma década no ar. Estreou no dia 15 de setembro de 1980 e sua última transmissão ocorreu em 2 de Março de 1991. O programa era gravado em São Paulo, no antigo estúdio do SBT, localizado na Rua Dona Santa Veloso, 575, na Vila Guilherme.

Com o sucesso do personagem, vários atores locais representaram o Bozo ao mesmo tempo no TVS/RS (atual SBT SP), TVS RJ (atual SBT Rio), TV Alterosa e TV Itapoan (atual RecordTV Itapoan): Luís Ricardo, Paulo Seyssel o Pula Pula e Décio Roberto, Charles Myara e Nani Souza, Edílson Oliveira e Luiz Leandro, Jonas Santos e Evandro Antunes, e também Cau Alves na Bahia foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora.

Personagens adicionais foram criadas no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas), Salci Fufu (Pedro de Lara) e o gorila King Bozo.

Durante o programa, eram realizadas brincadeiras com o auditório, sorteios, além de encenações com os personagens do programa. O palhaço também lia cartas enviadas pelos telespectadores e cantava músicas dos seus discos. O programa foi muito popular entre o público infantil, chegando a ganhar o Troféu Imprensa entre os anos de 1981 e 1986.




Vários desenhos animados foram exibidos no programa, entre eles Pica-pau, Popeye, Looney Tunes, Papa-Léguas, e o tokusatsu Spectreman.

O programa contava ainda com as vozes dos fantoches Maroca (Leda Figueiró), Candinha (Zaira Zordan), Zico (Fábio Vilalonga), Zecão (Lúcio Esper) e outros.

Sua última exibição foi em 2 de março de 1991. O motivo foi a dificuldade para renovar os direitos da licença do programa Bozo junto à empresa de Larry Harmon, que cuida do licenciamento do personagem pelo mundo. Poucos meses após a retirada do Bozo, Décio Roberto morreu aos 33 anos de idade, em 2 de novembro daquele mesmo ano, vítima de broncopneumonia.

Com o final do programa, a Sessão Desenho, apresentada pela Vovó Mafalda, passou a ocupar o espaço na grade de programação.

Após um período de testes no comando do Bom Dia e Companhia, em 16 de fevereiro de 2013, Bozo estreou seu novo programa, ao ar pelas manhãs de sábado do SBT.

O remake do programa Bozo deixou de ser transmitido em 4 de maio de 2013. A partir daí Bozo e Vovó Mafalda passaram a apresentar juntos o Bom Dia e Companhia em um sistema de rodízio, que contou também com os apresentadores mirins Maisa Silva, Ana Victória Zimmermann, Matheus Ueta e Jean Paulo Campos.




O Bozo volta a ser destaque no Brasil 2 anos após o fim do contrato do SBT com a Larry Harmon, com o lançamento do filme Bingo: O Rei das Manhãs. O filme conta a história do Arlindo Barreto, e seus excessos com drogas, mulheres, brigas de bastidores com produção do programa do Bozo, diretores do SBT e outros atores que encarnaveam o Bozo, como o já falecido Décio Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário