Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Menu Mitologia: Zmey Gorynych

ZMEY GORYNYCH



Os Zmey, Zmaj ou Zmiy (Serpentes) são dragões da mitologia eslava/russa, que são geralmente malignos e cospem fogo, como os seus homólogos ocidentais. O mais conhecido destes foi Zmey Gorynych, o dragão de três cabeças.

Gorynych, como a maioria dos zmey, assemelha-se a hidra grega com três cabeças, que cresciam de volta sempre que eram cortadas, ao menos que todas as três fossem cortadas simultaneamente.. Alguns pesquisadores consideram-lhes personificações  de invasores estrangeiros, principalmente, a Horda Dourada. 

Ele é o principal antagonista em um famoso conto popular russo, em que ele captura uma nobre donzela e é, consequentemente, morto pelo herói popular Dobrynya Nikitich. 

O Bylina (poema épico) começa com a mãe de Dobrynya dizendo para o herói não ir às montanhas Saracen (região onde habitavam os de fé muçulmana), para não matar os bebês dos dragões, para não resgatar prisioneiros russos, e para não para tomar banho no rio Puchai. Dobrynya desobedece sua mãe e faz todas essas coisas. Enquanto ele se banhava no rio Puchai, aparece Gorynych. Dobrynya não tem nada para se defender, e pensa que vai morrer. Dobrynya então encontra o chapéu de um sacerdote grego (que era um tabu para o dragão), item esse que poderia usar como um perfeito escudo e arma. Então Dobrynya o usa e  derrota o dragão. 

O dragão implora para que Dobrynya não o mate e os dois fazem um pacto de não-agressão. Uma vez que o pacto é feito, o dragão voa e captura a sobrinha do príncipe Volodymir, Zabava Putyatishna.

Quando Dobrynya chega a Kiev, o príncipe Vladimir diz para Dobrynya resgatar sua sobrinha. Dobrynya retorna às montanhas Saracen com a ajuda de um chicote mágico dado a ele por sua mãe, e começa a lutar contra o dragão.




Dobrynya lutou contra o dragão, durante três dias. No terceiro dia da batalha sangrenta, Dobrynya sente vontade de desistir e cavalgar para longe, mas uma voz do céu diz-lhe para ficar e lutar por mais três horas. Após as três horas Dobrynya mata o dragão.

Após ele matar o dragão, o sangue não penetrou o chão, e Dobrynya e seu cavalo ficaram presos no sangue durante três dias. A voz do céu disse ao herói para enfiar a lança no chão e dizer um encantamento. O sangue foi então engolido pela terra e Dobrynya resgatou Zabava.

Gorynych é bastante semelhante aos dragões da Europa Ocidental, mas nem todos os zmey são vistos como maus. Embora lascivos e gananciosos, os dragões eslavos também são inteligentes e bem respeitados. De fato, acredita-se que muitos heróis eslavos possuem  conexões com dragões, talvez o mais notável seja Vlad III, a inspiração para o vampiro de Bram Stoker, cujo sobrenome significa "filho do dragão".

Fonte: Portal dos Mitos e Slavic Dragon

Nenhum comentário:

Postar um comentário