Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Menu Artigos: A Lua e os Mitos

A LUA E OS MITOS



Desde o inicio dos tempos, antes da filosofia, quando o homem não conseguia explicar a natureza a sua volta, a sociedade era regida pelos mitos,  buscando  explicações no Céu,  e assim começou a associação da lua com os grandes mitos, e cada povo inseriu nosso 'satélite natural' no seio de sua cultura de uma forma similar, e então a Lua passou a ter vários nomes e conceitos de acordo com esses povos.

Na Babilônia, a Lua tinha dois faces, sendo associada a um deus masculino, Sin, o senhor do conhecimento. Ele presidia sobre o calendário e as adivinhações astrológicas, na outra era a deusa do belo, do amor, da agricultura, chamada por Ishtar.

No panteão fenicio e  na tradição bíblico-hebraica era conhecida como deusa dos Sidônios. Era Astarte, a mais importante deusa dos fenícios, deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, adorada principalmente em Sidom, cultuada em «lugares altos», junto do céu, onde mais facilmente se podia sentir a influencia da energia lunar. 

Para os egípcios era associada a deusa Ísis ou, como outros defendem, Hator. 
Os Romanos viram a lua na forma de Hecate.Na Grécia, a lua assume a forma religiosa de Selene, linda e irresistível deusa do Olimpo com os seus míticos amores. 

Embora a crença nos poderes da Lua persista até dias atuais, como as pessoas que cortam o cabelo só em determinada fase (como eu, rs) , as mulheres que calculam o parto usando suas fases (como eu, rs), além de plantios e colheitas na agricultura que seguem o calendário lunar, cientificamente  só podemos afirmar é que ela age mesmo no movimento de subida e descida do nível do mar, conhecido como marés. 

fonte - clique ciëncia, super interessante, astrothonlua

Um comentário:

  1. Assim também era em Ugarit, Yarikh, deus da lua, do orvalho noturno, que umedecida os pomares de sua esposa, a deusa Nikkal.

    ResponderExcluir