Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Menu Mitologia Egípcia: Neith

NEITH




Na mitologia egípcia, Neith' (também denominada de Nit) é a deusa da guerra e da caça, criadora de Deuses e homens, divindade funerária e deusa inventora.

Neith, também chamada Tehenut, é uma antiga Deusa egípicia cujo culto provém do período pré-dinástico, na qual tinha forma de escaravelho, depois foi deusa da guerra, da caça e deusa inventora. Platão afirmou que em Saís, Atena fundia-se com Neith, pelos atributos da guerra e da tecelagem, e tinham um mesmo animal simbólico, a coruja.

Em seu aspecto funerário, é a Deusa protetora dos mortos: quem inventou o tecido (se converte em patrona dos tecedores) que oferece tanto às vendas, quanto o sudário aos mortos.

Como deusa da guerra e da caça, tinha duas personalidades como a maioria das deusas egípicias, às vezes era feroz, às vezes uma deusa boa. É mencionada em textos entalhados nas pirâmides junto a Ísis, Néftis e Serket. 

Seu símbolo era duas setas cruzadas sobre um escudo. Neith é mostrada como uma mulher, atlética e ágil. Mãe de Sobek. Ela também aparece como árbitra na disputa entre Hórus e Seth, o que demonstra ser muito respeitada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário