Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 19 de março de 2018

Menu Mitologia: Angus Mac Oc

ANGUS MAC OG

Autor: Marco Antônio




Angus Mac Og também conhecido como "o filho mais jovem", Deus da juventude, do amor, da beleza e da inspiração poética, na Irlanda Antiga.

Um dos filhos de Danu, a Deusa que deu origem aos Tuatha de Dannan, Angus possuía uma harpa dourada que produzia uma música que era irresistível para homens e animais.

O deus Dagda tinha um caso com Boann, esposa de Nechtan. A fim de esconder seu affair, o ele fez o sol ficar parado por nove meses, portanto, Angus foi concebido, gestado e nascido no mesmo dia. Midir era seu pai adotivo.

Angus se apaixonou por uma garota que ele tinha visto em seus sonhos. Sua mãe, Boann, procurou a jovem por toda a Irlanda durante um ano inteiro, mas não a encontrou. Então, seu pai, o Dagda, fez o mesmo. Finalmente, o rei Bodb Dearg de Munster encontrou a jovem depois de um ano.

Angus foi para o lago da boca do dragão e encontrou 150 meninas acorrentadas em pares. Ele encontrou sua namorada, Caer Ibormeith. Em Samahin, Caer e as outras meninas se transformaram em cisnes por um ano e Angus foi desafiado a encontrar a sua amada naquela forma e ele obteve exito.

Contudo, Angus só poderia se com Caer se ele conseguisse também se transformar em um cisne e ao fazê-lo com extrema faciliade, ele voou para longe ao lado de sua amada, cantando uma bela música que colocou todos os seus ouvintes para dormir durante três dias e noites.

Angus é amplamente considerado como sendo ligado ao antigo Celtic Maponos Deus e seu equivalente galês, Mabon ap Modron e é celebrado em Mabon quando nasce o filho dos Deuses e a criança é levada para o outro mundo…

Percebe-se claramente que a verdade é que Angus era filho ilegítimo de Dagda que o retirou da ilha para que a traição não fosse descoberta.

Fonte do Aqui

Um comentário: